segunda-feira, 9 de abril de 2018


A Culpa da vergonha é sua?


Não seja cruel com você mesmo

Resultado de imagem para shame

A culpa e a vergonha também diferem na forma como afetam os nossos comportamentos. Quando as pessoas se sentem culpados, tipicamente respondem tentando se desculpar, mudar seu comportamento, ou fazer as coisas bem. Por outro lado, quando as pessoas se sentem humilhadas, normalmente querem esconder o que fizeram, às vezes, até mesmo retirando-se das interações sociais. 
Por exemplo, alguém que se sente culpado por ter esquecido o aniversário de um amigo próximo pode pensar: "Esqueci algo importante" e tomar medidas tais como planejar uma festa de aniversário tardia. Por outro lado, alguém que se sentiu envergonhado por este mesmo evento poderia pensar: "eu Sou um mau amigo" e evitar ao seu amigo para tentar esquecer o que aconteceu.

De onde vem a vergonha? A vergonha pode ser o resultado de uma variedade de fatores, desde o ambiente familiar em que um cresce até as mensagens culturais a que estamos expostos. O psicólogo Richard Silver escreve que experimentamos vergonha como resultado da internalização dos ideais de nossos pais: quando acreditamos que temos falhado em cumprir com estes ideais, experimentamos vergonha. 


A vergonha é uma emoção poderosa e dolorosa


Resultado de imagem para shame

A psicóloga e professora budista Tara Ferreira escreve que as experiências de vergonha também podem ser o resultado de mensagens culturais mais amplos, que muitas vezes dão-nos um conjunto de padrões impossíveis de cumprir: "disseram-Nos que fôssemos especiais, que olhamos de certa forma, que atuaríamos de certa forma, que trabalhamos mais difícil, que ganhamos, que tivéssemos sucesso, que fizéssemos a diferença e que não fôssemos muito exigentes, tímidos ou ruidosos". Uma vez que ninguém pode ter sucesso em todas estas coisas o tempo todo, sentir vergonha é uma resposta comum. Em particular, devido ao foco da sociedade ocidental, no individualismo, Ferreira aponta que as pessoas das sociedades ocidentais, muitas vezes, se sentem humilhadas quando precisam de ajuda de outros.

Como nos afeta a vergonha? A vergonha é uma emoção poderosa e dolorosa, capaz de moldar nosso comportamento subseqüente de muitas maneiras. Quando as pessoas se sentem humilhadas, muitas vezes experimentam uma variedade de resultados negativos para além dos sentimentos desconfortáveis. Com o tempo, as pessoas que são "tendência a vergonha" (isto é, que tendem a sentir vergonha mais facilmente em uma ampla gama de situações) podem enfrentar problemas nas relações e experimentar um menor bem-estar. Até podem estar em risco de desenvolver problemas de saúde física.

Dificuldades nas relações. As pessoas que experimentam a vergonha muitas vezes se preocupam com a rejeição social e, às vezes, tomam medidas para evitar que os outros se sintam bem. Por exemplo, os pesquisadores descobriram que os participantes que têm que completar tarefas estressantes no laboratório de pesquisa preferem esperar com outra pessoa; quando você está enfrentando estresse, tipicamente gosta de ter alguém que lhe faça companhia. No entanto, quando a gente antecipou uma tarefa gigantesca, no laboratório, preferiam esperar sozinhos, provavelmente por causa da vergonha que antecipavam sentir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário