segunda-feira, 9 de abril de 2018

Vergonha é algo a ser superado

Experimentar maiores níveis de constrangimento está relacionado com um menor bem-estar

Resultado de imagem para shame

Ao contrário do que poderíamos esperar, os pesquisadores também descobriram que as pessoas que se sentem humilhadas, às vezes, podem agir de maneiras que são mais auto-centradas, menos sintonizadas, mais hostis, e mais propensos a culpar os outros - todas as tendências que podem ter consequências negativas para as nossas interações com os outros. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que são propensas a experimentar culpa são realmente melhores em assumir a perspectiva dos outros, o que é um componente importante da empatia. 

No entanto, as pessoas que são propensas a vergonha tendem a experimentar um aumento na angústia, o que, segundo a hipótese dos pesquisadores, pode interferir com a tomada de perspectiva. Em outras palavras, embora a vergonha vem da preocupação das pessoas por ser rejeitada, a vergonha, na verdade, pode fazer com que as pessoas se comportem de maneiras que prejudicam suas relações.

Menor bem-estar. Os pesquisadores descobriram que experimentar maiores níveis de constrangimento está relacionado com um menor bem-estar. As pessoas que são propensas a vergonha reportam níveis mais altos de depressão e ansiedade, têm menor auto-estima e estão em maior risco de sofrer de transtorno de estresse pós-traumático e transtornos alimentares.
Consequências para a saúde. As pessoas que experimentam a vergonha também podem estar em maior risco de desenvolver certos problemas de saúde. 

Em um estudo, os participantes completaram uma série de tarefas difíceis e estressantes no laboratório de pesquisa (como fazer matemática mentais sob um limite de tempo). A metade dos participantes preencheram essas tarefas sozinhos, enquanto que a outra metade as completou, enquanto vários participantes eram observados e avaliados. Embora ambos os grupos de participantes acharam a tarefa estressante, apenas aqueles que completaram a tarefa com um público também houve um aumento dos sentimentos de vergonha. 


O medo da perda é uma prisão

Resultado de imagem para shame

Além disso, junto com a vergonha, este último grupo também experimentaram aumentos nos níveis do hormônio do estresse cortisol. Devido a ter níveis cronicamente elevados de cortisol tem sido associado com uma variedade de condições médicas, é possível que sentir vergonha por longos períodos de tempo pode potencialmente aumentar o risco de sofrer problemas de saúde. Os pesquisadores também descobriram que experimentar vergonha está relacionado com ter níveis mais altos de um componente específico do sistema imunológico chamado de citocinas pró-inflamatórias. 

Níveis típicos, as citocinas pró-inflamatórias são uma parte importante do sistema imunológico, mas ter níveis mais elevados de citocinas pode predispor os indivíduos a uma variedade de condições de saúde crônicas.
"O medo da perda é uma prisão que nos impede de pertencer ao nosso mundo. A cura e a liberdade se fazem possíveis à medida que incluímos a sombra -as partes não desejadas, não vistas, e não sentidas de nosso ser - em uma consciência desperta e compassiva". Tara Ferreira, psicóloga e professora do budismo.

Como podemos superar a vergonha?

A vergonha pode ser uma resposta à preocupação com a rejeição: quando temos medo de ser rejeitados ou julgados, a vergonha nos impede de deixar que outros se aproximem de nós. E, se deixarmos que a vergonha guie nossas ações, na realidade, pode acabar nos impedindo viver vidas plenas e formar ligações próximas com os outros. Como Brown explica, formar ligações com outros depende de ser honesto e vulnerável: "Para que a conexão aconteça, temos que nos deixar ver, realmente ver". 

A vergonha, no entanto, pode nos impedir de nos permitir ser vulnerável e, de fato, pode acabar levando-os a agir de maneiras que tenham acesso as nossas relações e o nosso bem-estar. Felizmente, porém, há várias etapas que você pode tomar para superar os sentimentos de vergonha. Também é importante lembrar que, se você se sente envergonhado de vez em quando, você não está sozinho: todo mundo experimenta esse sentimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário