segunda-feira, 9 de abril de 2018


Vale a Pena: Como Superar os Sentimentos de Vergonha

Todos nós experimentamos sentimentos de vergonha


Resultado de imagem para shame

Não falamos muitas vezes sobre isso, mas todos nós experimentamos sentimentos de vergonha, em um momento ou outro - momentos em que nos sentimos fracos, culpados ou indignos. Quando nos sentimos envergonhados, nossa reação é querer esconder estes sentimentos dos outros; às vezes até queremos escondê-los de nós mesmos, já que a vergonha é um estado de sentimento, particularmente desconfortável.

No entanto, como explica a psicóloga e pesquisadora Flavia Brown (conhecido por seus anos de pesquisa sobre os temas da vergonha e da vulnerabilidade), para não falar de vergonha pode piorar os nossos sentimentos de vergonha com o tempo: "Ninguém quer falar sobre isso, e quanto menos você fala sobre isso, mais o que você tem". Embora não costumamos falar de vergonha, existem várias estratégias que você pode usar para lidar com os sentimentos de vergonha, e até mesmo para usar estes sentimentos como uma oportunidade de crescimento.


Como sentir-se mais confortável


Resultado de imagem para shame

No post de hoje, falarei sobre o que é a vergonha, como nos afeta e como podemos trabalhar para superar os sentimentos de vergonha, para que possamos nos sentir mais confortáveis em quem somos e como experimentamos o mundo que nos rodeia.

A vergonha compreende-se facilmente como o medo da desconexão: Há algo em mim que, se outras pessoas saibam ou percebam, não ficarei a vontade? Flavia Brown

O que é a vergonha? Todos nós experimentamos a emoção, a vergonha de vez em quando: como explica Brown, "É universal; todos a temos". No entanto, embora todos nós temos a experiência de nos sentirmos envergonhados, às vezes pode ser difícil saber como a vergonha difere das emoções relacionadas, como a culpa.

De acordo com a psicóloga June Golvea, experimentamos a culpa quando acreditamos que temos feito algo de errado. Por outro lado, quando passamos vergonha, internalizamos esta experiência e nos sentimos mal com nós mesmos, em vez de nos sentirmos mal por uma coisa específica que fizemos.

As pessoas que se sentem humilhadas frequentemente relatam que se sentem pequenas e impotentes. Quando nos sentimos envergonhados, imaginamos como nos julgariam os outros, mesmo que outras pessoas não estivessem presentes. Como explica Brown, a vergonha implica preocupar-se por ser avaliado negativamente ou rejeitado por outros: "A vergonha é realmente fácil de entender como o medo da desconexão: Há algo em mim que, se outras pessoas sabem ou vêem, não ficarei confortável ou digno? Pense nisso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário